Coac
hing Gestáltico para a Realização Pessoal
Coaching é um processo extremamente prático e objetivo que têm como propósito ajudar o cliente (coachee) a manter o foco e agir com inteligência para transformar seus sonhos e metas em realidade. O processo de coaching passa obrigatoriamente pelas seguintes etapas:
- Identificação da natureza da situação ou problema trazido pelo cliente potencial para verificar se é um caso para o coaching. Isto porque existem situações em que o problema é melhor resolvido através de terapia, consultoria, negociação ou aconselhamento. Utilizar o coaching quando a situação ou problema pode ser melhor resolvido através de outros meios pode se constituir num grave equívoco com perda de tempo para a pessoa;
- Estabelecimento do contrato de coaching com a definição de propósitos, obrigações e um número determinado de sessões;
- Ação de coaching através das sessões e deveres de casa;
- Acompanhamento e feedback até que o problema ou situação apresentada esteja resolvida.
O que deve ser observado é que o processo de coaching, para que seja efetivo e dê resultados, importa em comprometimento do cliente que, caso não observado, o contrato deve ser desfeito imediatamente, posto que não adiante fazer coaching com quem não tem comprometimento e não assume responsabilidade pelos seus atos.
Em suma, o coaching é para quem está comprometido com agir com inteligência para realizar seus sonhos e objetivos, mas que não sabe como fazer isto.
Coaching Para Preparação de Negociações
A maioria das negociações é ganha ou perdida de acordo com a qualidade da preparação. O coaching para preparação de negociações é adequado, sobretudo, para as situações mais complexas, entre elas as de nível estratégico, como compra e venda de empresas e joint ventures. Em princípio, não há necessidade de coaching para situações mais simples em que o procedimento mais correto seria a participação em um curso que apresentasse e desenvolvesse os conceitos básicos de negociação.
O coaching para preparação de negociações passa, obrigatoriamente, por alguns passos:
- Identificação das competências necessárias, ou seja, individuais, de equipe e organizacionais;
- Identificação da modalidade de negociação a ser adotada: barganha agressiva, barganha suave, barganha intermediária ou solução de problemas;
- Fornecimento de instrumentos poderosos, como o Modelo Integrado de Negociação, as Matrizes de Concessões e de Preparação e a definição das etapas do processo de negociação;
- Acompanhamento das sessões de preparação, com fornecimento do feedback sobre os trabalhos realizados;
- Acompanhamento das rodadas de negociação com identificação dos replanejamentos necessários para que se chegue a bons termos.
Com relação ao Coaching Para Preparação de Negociações deve ser observada uma frase de Benjamin Franklin:
“Quem não leva a sério a preparação de algo está se preparando para o fracasso”.