Embora os fundamentos da liderança sejam os mesmos, ela acontece aos níveis estratégico, tático e operacional. E para que se compreenda os papéis e funções da liderança em cada um dos níveis, é básico que se tenha uma visão holística da organização, o que é dado pela Teoria Geral dos Sistemas e pelo O Modelo dos 7 Parâmetros da McKinsey. Mas além disto, é preciso inteligência emocional. Afinal de contas é a emoção que leva à ação e aos resultados
Pontos abordados
- Identificando o papel e as funções do líder na era do trabalhador do conhecimento
- Liderança de alto nível e quatro competências fundamentais: processo decisório, negociação, desenvolvimento de equipe e coaching.
- Uma nova forma de liderança: o líder Coach ou o líder como treinador
- A inteligência emocional como um dos vetores fundamentais para o sucesso
- Visão do futuro e obtenção de resultados
- A cultura e clima organizacional
- Entendendo a diferença entre a negociação na base da barganha e a da propostas e na base da solução de problemas
- Liderança e solução de conflitos. Os conflitos construtivos e os conflitos destrutivos
- A visão do futuro, a ação inteligente e os resultados
- A obtenção da sinergia: a principal qualidade de um líder
- Procedimentos e práticas para a liderança de sucesso