Soluções e benefícios para os participantes
- Compreender a importância do Poder de Vencer e a diferença entre os líderes de sucesso e os lideres que levaram suas empresas ou nações à ruína
- Praticar os Princípios Universais do Sucesso e o Poder de Vencer
- Identificação e prática das competências necessárias para ser um líder de sucesso
- Prática dos fundamentos da liderança aos níveis estratégico, administrativo e operacional
- Desenvolver competências em termos de processo decisório e solução de problemas
- Identificar o papel e as funções do líder e das equipes na era do trabalhador do conhecimento
A metodologia
A metodologia é dinâmica e participativa, com base na Aprendizagem Vivencial da University Associates. Serão realizados estudos de casos, simulações e exercícios estruturados. Após cada atividade, haverá reflexão sobre a condução das práticas e exercícios visando encontrar procedimentos alternativos, bem como aplicações no dia a dia dos participantes.
Pontos abordados
- O Poder de Vencer e os Princípios Universais da Liderança Empreendedora indispensáveis para a Construção do Futuro
- Os oito papéis da liderança efetiva
- A visão do futuro, áreas de resultados, determinação de objetivos e obtenção de resultados
- A questão da excelência organizacional. Como identificar problemas e encontrar soluções
- As novas funções da liderança na era do trabalhador do conhecimento. O processo decisório e os oito papéis da liderança efetiva
- O PADAR: perceber, avaliar, decidir, agir, verificar resultados
- Etapas do processo decisório. A formulação de alternativas
- O estabelecimento dos critérios de decisão
- A diferença entre ação de contenção e ação de correção
- Clima e cultura organizacional. O modelo das sete dimensões
- O líder como educador. O líder Coach
- Fundamentos do coaching
- Os estilos de liderança: modelo ideal, situacional e holístico-situacional
- Status e poder. O poder nas empresas
- Liderança, motivação e coaching
- A importância do coaching na era do trabalhador do conhecimento
- O processo de motivação e desmotivação. Antes de motivar, veja o que desmotiva
- Os fatores determinantes da liderança efetiva e as competências de relacionamento
- O processo de comunicação
- A comunicação e a Janela de Johari
- Comunicação interpessoal e intragrupal
- Barreiras às comunicações. Princípios de comunicação
- O líder e a equipe. Fases do desenvolvimento da equipe
- Fatores determinantes do desempenho de uma equipe. Dimensões das equipes
- Conflitos e a integração inter-equipes
- Principais dificuldades à integração inter-equipes
- Estabelecimento de planos de ação visando a obtenção dos objetivos almejados e o desenvolvimento da competência do exercício da liderança