Soluções e benefícios para os participantes
- Compreender o que faz a diferença entre os líderes de sucesso e os lideres que levaram suas empresas ou nações à ruína
- Identificação e prática das competências necessárias para ser um líder de sucesso
- Prática dos fundamentos da liderança aos níveis estratégico, administrativo e operacional
- Saber e praticar princípios da sinergia e do desenvolvimento de equipe
- Desenvolver competências em termos de processo decisório e solução de problemas
- Identificar o papel e as funções do líder e das equipes na era do trabalhador do conhecimento
- Praticar os Princípios Universais do Sucesso e da liderança efetiva
A metodologia
A metodologia é dinâmica e participativa, baseada na Aprendizagem Vivencial da University Associates, com a utilização de simulações e jogos de negócios.
O balanceamento teoria/prática é de 20/80. Após cada atividade prática, haverá análise da condução das negociações e do que poderia ter sido feito para atingir melhores resultados.
Também será feita uma atividade para a auto avaliação do estilo comportamental dos participantes
Pontos abordados
- Os Princípios Universais da Liderança Empreendedora indispensáveis para a Construção do Futuro
- Os oito papéis da liderança efetiva
- A visão do futuro, áreas de resultados, determinação de objetivos e obtenção de resultados
- Clima e cultura organizacional. O modelo das sete dimensões
- As novas funções da liderança na era do trabalhador do conhecimento. O líder como educador: o líder Coach
- Os estilos de liderança: modelo ideal, situacional e holístico-situacional
- O líder e a equipe. Fases do desenvolvimento da equipe
- Definição de objetivos;
- Fatores determinantes do desempenho de uma equipe. Dimensões das equipes
- Necessidades básicas dos participantes de uma equipe
- Coesão, normas de desempenho e os problemas do pensamento grupal
- Diagnóstico da problemática individual, intragrupal e intergrupal
- Indicadores da produtividade grupal;
- Análise dos obstáculos organizacionais ao desenvolvimento de equipe
- O processo de motivação e desmotivação. Antes de motivar, veja o que desmotiva
- Os fatores determinantes da liderança efetiva e as competências de relacionamento
- Liderança, motivação e coaching.
- O coaching formal e o informal
- As etapas do processo de coaching
- O coaching e a função das perguntas
- O processo de comunicação
- A comunicação e a Janela de Johari
- Comunicação interpessoal e intragrupal
- Barreiras às comunicações. Princípios de comunicação
- Estabelecimento de planos de ação visando a obtenção dos objetivos almejados
- Reuniões produtivas: Como organizar uma reunião. Os 4 papéis existentes
- Quando não fazer e quando fazer uma reunião
- Conflitos e a integração inter-equipes
- Principais dificuldades à integração inter-equipes
- Estabelecimento de planos de ação visando a obtenção dos objetivos almejados.